Janine M. Benyus
Livro
Janine Benyus; amplamente considerada a "mãe" da biomimética moderna. esscreveu o livro citado, lançado em 1997. Não apenas uma publicação acadêmica, mas o estopim de uma mudança de paradigma na forma como olhamos para a tecnologia e o design.
Aqui está um resumo da importância da obra e da trajetória da autora:
O Livro: Biomimética: Inovação Inspirada pela Natureza
Antes deste livro, a ideia de "copiar a natureza" existia de forma dispersa. Benyus organizou isso em uma disciplina científica e prática. A importância do livro reside em três pilares principais:
A Natureza como Modelo: O livro ensina que devemos estudar os modelos da natureza e imitá-los para resolver problemas humanos (ex: como uma folha gera energia).
A Natureza como Medida: Ela propõe que a natureza deve ser o padrão ecológico para julgar a "sustentabilidade" das nossas inovações. Se não dura na natureza, não é um bom design.
A Natureza como Mentora: Uma mudança filosófica. Saímos da era de "aprender sobre a natureza" para "aprender com a natureza".
A obra é o alicerce que permitiu a engenheiros, arquitetos e designers criar materiais mais leves, sistemas de ventilação sem energia e superfícies autolimpantes baseadas em processos biológicos.

